HOME   CONTATO
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

  Mídia | Mensagens
 
 
Eu vos farei pescadores de homens
"Sem questionar, sem olhar para trás, sem temer o futuro"
 


"E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens." Mt.4:19

Ao iniciar publicamente seu ministério, uma das primeiras iniciativas de Jesus foi a de começar a constituir seu grupo de discípulos. Jesus encontra-se na Galiléia, mais precisamente em Cafarnaum, "caminhando junto ao mar" (Mt 4:18), longe de Jerusalém e das instituições religiosas e sociais. Nesse contexto, ele se dirige a pescadores em plena atividade. Mateus mostra como se dá o chamado de Jesus a esses homens por meio de uma seqüência de verbos: Jesus caminha, vê, chama, e é seguido.

Uma primeira lição que aprendemos nesse episódio é que o nosso chamado, assim como o dos primeiros discípulos, não depende de nós, de nossa busca, de nossa procura, de nossa inteligência, de nossos méritos, de nossas capacidades ou mesmo de nossa piedade. Depende, antes de tudo, de Jesus, da sua iniciativa. Depende Daquele que nos têm visto antes mesmo que pensemos Nele. Daquele que faz ecoar o seu chamado em meio ao nosso cotidiano. Mas esse chamado tem um propósito: Fazer-nos pescadores de homens!

A imagem da pesca, de peixes tirados da água, remete-nos ao coração da missão de Jesus: tirar os homens da morte para a vida. Porém, alguém poderá argumentar: Não sucede exatamente o contrário, ou seja, se tirarmos os peixes da água não estaremos condenando-os à morte?

Lembremo-nos, entretanto que, para a cultura daquela época, o mar estava associado ao caos e à morte. Daí o chamado para sermos pescadores de homens. Ao lermos o texto de Mateus, ficamos admirados pela brevidade da cena. Um simples chamado de Jesus é suficiente para que Pedro, André, Tiago e João deixem suas redes, seus barcos, seus pais e sigam o Mestre. Eles não questionam, nem se preocupam quanto ao futuro. Apenas O seguem.

Isso nos ensina acerca da radicalidade do nosso chamado. Não se trata de abandonar mulher e filhos e se retirar do mundo, mas de responder imediatamente a esse apelo, sem questionar, sem olhar para trás, sem temer o futuro e sem nos interrogar sobre nossas capacidades.

Significa dizer simplesmente "Sim": "Sim" para que Jesus transforme nossas vidas; "Sim" para que Jesus nos conduza em direção aos outros; "Sim" para que, depois de termos sido "pescados", tornemo-nos pescadores de homens. Enfim, convém lembrar que nós não estamos sozinhos nessa tarefa de "pescar homens". Jesus chama seus discípulos de dois em dois. Para cumprir essa missão, Deus usa os talentos de todos, por mais modestos que sejam.

Nós não podemos nada sozinhos, porém, cada um de nós pode acolher com confiança esse chamado e caminhar ao lado de outros no seguimento de Jesus. Então, deixemos nossas redes e partamos para a pesca com Jesus!

Deus nos abençoe.

Fonte: IPVM

 
  PROCURAR NO SITE
 
 
 
NEWSLETTER
 
 
##
Um recado para ganhadores de almas
Sua igreja está envolvida em missões?
Sim
Não
Não sei

 

 

SEMADESL - Secretaria de Evangelismo e Missões da Assembléia de Deus em São Luis
Rua do Passeio, 953 - Edifício Village - Centro - São Luis - MA
Tel.: (98) 3231-1432 | 3222-4612 • semadesl@hotmail.com

 
ACESSOS: