Histórico

Onde tudo começou

A Secretaria de Missões da Assembleia de Deus em São Luís, inicialmente denominada SEMAD, teve início em Outubro de 1996 com a primeira reunião, dirigida pelo pastor presidente José Guimarães Coutinho e participação do pastor José do Nascimento Costa Amaral e dos demais pastores da IADESL, com o objetivo de organização e detalhamento do sistema funcional da secretaria de missões, bem como a apresentação de organograma, onde estavam sendo criadas as subsecretarias de missões das áreas.

Em dezembro do mesmo ano, precisamente no dia 20, foi realizado o primeiro culto que marcava a data do início do movimento missionário para além das fronteiras do Brasil. O culto trouxe a identificação de “largada missionária” e tendo como tema: “que ocupação é a tua?”.

Dentre as pessoas envolvidas que fizeram parte dessa história, compondo a então SEMAD, destacam-se: o pastor José Guimarães Coutinho, como presidente; pastor José Nascimento Costa Amaral, como secretario executivo; Jackson Marcos Santos Costa, como secretário adjunto; Helena Maria dos Santos Maciel, Maria do Carmo, Wikivaldo Garcia, Pedro Melo e Cristiane Nunes, como voluntários.

Em fevereiro de 1997, os pastores Jose Guimarães Coutinho e Jose Nascimento Costa Amaral viajaram para o Equador com o propósito de “espiar a terra”, para no futuro enviar missionários, contactando ali um pastor brasileiro.

Algum tempo depois a igreja estava enviando três jovens missionárias: Rosaléia de Jesus Amaral Monteiro, Edna Carvalho da Conceição e Helena Maria dos Santos Maciel as quais sem relutar aceitaram o desafio de passar um ano no Equador como um tempo de experiência e depois iriam para o lugar que Deus tivesse colocado em seus corações.

No ano de 1999, a SEMAD, em convênio com a igreja no leste Europeu (Ucrânia) adotou um total de 12 missionários com um tempo determinado de um ano. Também no mesmo ano adotou em Moçambique 6 (seis) missionários. Foi também distribuídas um total de 30 mil Bíblias no Leste Europeu.

Em vista da primeira CONIMAD, em São Luis, Deus abriu uma porta para que a FM/Esperança pudesse ter uma parceria com a Rádio Transmundial, que permanece até hoje.

No ano de 1998, houve uma parceria com a AMICENTER (centro de Jerusalém para o estudo bíblico de pesquisa) para impressão de Bíblias.

A partir do dia 04/02/2002, trabalhou como secretário executivo na SEMADESL o pastor Geovane Maia e auxiliado pelo irmão Josenilton Lemos. Mantendo integralmente 15 missionários e participando de mais 15.

Atualmente a SEMADESL tem como Secretário Executivo o pastor Jackson Douglas Martins Pires, auxiliado pelo pastor Gilberto Santos de Jesus como secretário correspondente e pastor Reginaldo Ribeiro como Secretário Tesoureiro.

3 thoughts on “Histórico”

  1. Que Deus continue abençoando esta secretaria, bem como toda a IADESL, que muito tem se esmerado com o objetivo de alcançar as nações para o Senhor Jesus!

  2. Gloria a Deus, com esforço, coragem e bom ânimo a SEMADESL tem alcançado todos os continentes e assim será até a volta de Jesus Cristo.

    Que Deus continue a abençoar a todos que tem contribuído para esta obra que é PRIMORDIAL !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *